Atletas paraenses recebem o Prêmio Paralímpicos 2013‏

A atleta Lia Maria Soares Martins foi indicada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) para o prêmio na modalidade de basquete adaptado. Ela foi cestinha da Copa América 2013, na Guatemala, e a escolhida pela comissão interna do CPB para receber o troféu. A entrega do Prêmio Paralímpicos 2013 acontece nesta quarta-feira, 11, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal de TV por assinatura Sportv.

Lia faz parte do All Star Rodas Girls e também foi a cestinha do Parapan Juvenil 2013. A atleta recebe apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para participar de diversas competições.

Outros dois atletas também foram escolhidos. O jovem pernambucano Anderson Brás da Silva, da ABDF-Sesi, foi escolhido pelo seu desempenho na Seleção Sub-21, que trouxe uma medalha de ouro inédita para o país. Já o atleta Leandro de Miranda, do CAD-SP, apresentou uma performance de destaque vestindo a camisa da Seleção Brasileira na Copa América 2013, em Bogotá.

A presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, destaca a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento das modalidades paralímpicas no país. “É um estímulo para os atletas, especialmente os de modalidades coletivas, nas quais é ainda mais difícil se destacar em meio a um grupo de excelência”, diz Naíse. Foram indicados pela CBBC os destaques nas categorias masculino juvenil, masculino adulto e feminino. “Independente do fato que apenas um seja escolhido para receber o troféu, é um importante reconhecimento da CBBC ao excelente trabalho apresentado por esses atletas”, comenta Naíse.

Durante o evento serão apresentados os atletas vencedores no voto popular. Concorrem na categoria masculina o paraense Alan Fonteles (atletismo), Daniel de Faria Dias (natação) e Odair Ferreira dos Santos (atletismo). Na categoria feminina, as candidatas são Terezinha Aparecida Guilhermina (natação), Verônica Hipólito (atletismo) e Susana Schnarndorf Ribeiro (natação).

“Temos dois grandes atletas paraenses indicados ao Prêmio Paralímpicos 2013. Nos deixa orgulhosos saber que a Seel faz parte da história deles, com o apoio e o incentivo que garantimos”, comentou o secretário da Seel, Vitor Miranda.

Liandro Brito - Ascom/Seel