Atletas do Desafio do Marajó têm dois dias para apresentar suas bicicletas

Nesta semana serão intensificados os preparativos para o Desafio do Marajó 2014, uma prova de resistência que será disputada por ciclistas, nos dias 15 e 16 deste mês, entre as cidades de Cachoeira do Arari e Soure, no Arquipélago do Marajó, em uma distância de 140 quilômetros. A organização do evento transportará as bicicletas no trajeto entre Belém e o Marajó.

Na quarta-feira (12) começará essa etapa. Os inscritos deverão deixar suas bicicletas no dia 12, em horário comercial, e no dia 13 até as 12 h, na Travessa Dr. Moraes, 1.119, entre as ruas Fernando Guilhon e dos Timbiras, no bairro de Batista Campos. O atleta é responsável pela a embalagem e identificação de sua bicicleta, pois o transporte será feito em um caminhão-baú.

Cada dupla de competidores deverá entregar à organização, antes da largada, em Cachoeira do Arari, uma caixa plástica (case) com capacidade de até 60 litros, onde ficarão os equipamentos necessários para o pernoite. O atleta também deve providenciar uma barraca de camping, que deverá ser entregue junto com ocase, identificado pelo proprietário.

Os inscritos na prova devem se apresentar, com suas bicicletas, no local reservado à vistoria, pelo menos uma hora antes da largada, ou conforme estabelecido pela organização. Para todos os atletas são obrigatórios os seguintes itens: bicicleta, capacete, lanterna frontal e break light, sistema de hidratação com, no mínimo, dois litros. Na ausência desses itens a dupla será eliminada da prova.

Para a dupla serão obrigatórios um kit de primeiro socorros, kit de ferramentas - incluindo chave de corrente compatível com a bicicleta -, no mínimo duas câmeras reservas ou kit para remendo e pilhas alcalinas ou recarregáveis, em quantidade suficiente para uma substituição dos sistemas de iluminação de cada bicicleta da dupla.

Programação – A organização do evento divulgou a programação do VI Desafio do Marajó. O embarque será na quinta-feira (13), as 17 h, na Avenida Romulo Maiorana, atrás do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. A chegada em Cachoeira do Arari está prevista para as 2 h de sexta-feira (14). No mesmo dia, as 8 h, após o café da manhã a manhã será livre. A coordenação do evento sugere uma visita ao Museu do Marajó.

A partir das 16 h começam as atividades recreativas com as crianças da localidade. Esse dia será encerrado com um passeio ciclístico, envolvendo todos os atletas da prova, as 19 h, e uma Noite Cultural, que começará as 21 h.

No sábado (15), as 06 h, será dada a largada do VI Desafio do Marajó. Às 17 h haverá um ponto de corte, e para as 19 h está previsto o encerramento da primeira etapa, com pernoite na fazenda Cuieiras. No domingo (16), as 7 h, será dada a largada da segunda etapa, com previsão de encerramento na praia do Pesqueiro, em Soure, as 12 h. Os atletas voltarão a Belém a partir das 14 h.

Aventura  Para os atletas que não quiserem fazer os 140 quilômetros da prova, a organização do evento oferece a categoria Aventura, com 40 quilômetros de percurso. Para esta etapa a inscrição custa R$ 290,00, e cada atleta terá direito à camisa oficial da competição, transporte do competidor e da bike, no trajeto Camará-Cuieiras e Soure-Camará, jantar no dia 15, pernoite na fazenda, café da manhã no dia 16 na fazenda, medalha e pulseira para os que completarem a prova, serviço de hidratação e alimentação nos postos de apoio e serviço de apoio e resgate durante a prova.

O Desafio do Marajó tem apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), de Comunicação (Secom), de Saúde (Sespa), de Segurança e Defesa Social (Segup) e Corpo de Bombeiros.

Serviço: Desafio do Marajó 2014, dias 15 e 16 de novembro, entre Cachoeira do Arari e Soure. Masis informações: www.desafiodomarajo.com,pelo e-mail financeiro@desafiodomarajo.com e fone (91) 998063-6622.

Dedé Mesquita - Ascom Seel