Atletas de Cuba, Canadá, Portugal e Coréia confirmam participação no GP do Pará

O cubano Lázaro Borges, vice-campeão mundial do salto com vara, será uma das atrações internacionais do Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo 2013, que acontece no próximo dia 12 de maio, no Estádio Olímpico do Pará. O atleta de 26 anos foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Lázaro Borges esteve no Brasil em 2011, ano em que obteve o recorde pessoal de 5,90 metros. Também venceu os GPs de Belém e de São Paulo, mostrando o excelente desempenho confirmado depois no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul.

Além do cubano, estão confirmadas as presenças do sul-coreano Yoo Suk Kim, do canadense Jason Wurster e do português Edi Maia. Entre os brasileiros que participam da competição estão Augusto de Oliveira, que quebrou este ano o recorde sul-americano indoor, com 5,71 metros, e Fábio Gomes da Silva, 23º colocado no Ranking da IAAF em 2012, com 5,70 metros. Os dois, que competem pela BM&F Bovespa, já estão classificados para o Campeonato Mundial de Moscou, em agosto, na Rússia. "Estou ansioso pra voltar a competir nos GPs e, assim, me preparar para o Mundial", comentou Augusto de Oliveira, paulista de Marília. Outros brasileiros serão chamados para completar a lista de participantes das competições.

O Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará, considerado um dos maiores eventos da categoria na América Latina, tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). As competições do dia 12 começam às 8h25, no Estádio Olímpico do Pará. O Meeting, que é realizado desde 1985 e em 1990 passou a fazer parte do IAAF World Challenge, terá 15 provas, sendo oito no masculino e sete no feminino.

Liandro Brito - Ascom/Seel