Atletas de Canoagem competem em são Domingos do Capim

O canoísta Adilson Gomes, de apenas 18 anos, venceu a Competição de Canoagem na categoria velocidade junior, na tarde deste sábado, 13, em São Domingos do Capim. A disputa integra a programação do Festival da Pororoca, que acontece dentro do 15º Campeonato Suf na Pororoca. Ele é atleta do programa Bolsa Talento, mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que apoia atletas paraenses com hospedagem, alimentação e passagem em competições nacionais. Veja as fotos, clique aqui!

Com apenas oito anos, Adilson entrou na canoagem e não parou de treinar. Há apenas dois anos recebe o benefício do programa e já ganhou diversas medalhas, incluindo no Campeonato Brasileiro de Canoagem, realizado em Primavera do Leste, Mato Grosso. “Graças a projetos como esse, da Seel, vários atletas tem a oportunidade de mostrar seu talento”, comenta. Outros quatro atletas de São Domingos do Capim também recebem apoio da Seel por meio do Bolsa Talento.

Flávio Junior é outro canoísta do município beneficiado pelo programa Bolsa Talento. Ele ganhou na categoria maratona e velocidade sênior. Aldria Soares, de 28 anos, não competiu, mas também é beneficiada pelo Bolsa Talento. Ela iniciou na canoagem com apenas 15 anos e desde então não parou de treinar. Este ano ela também venceu o campeonato nacional em Primavera do Leste. Todos os canoístas apoiados pela Seel fazem parte da Federação Brasileira de Canoagem e já foram campeões brasileiros.

Ao todo, seis atletas paraenses de canoagem recebem apoio do Bolsa Talento. Cinco moram em São domingos do Capim e um em Santarém. “O atleta tem que ter resultado no ano anterior e ser veiculado a uma federação que vai legitimar os títulos dele”, diz Claudia Moura, da Diretoria Técnica de Esporte e Lazer, da Seel.

Liandro Brito - Ascom/Seel