Atletas começam a chegar a Belém para disputar GP Brasil Caixa Pará de Atletismo

Quatro atletas quenianos chegaram na madrugada desta quinta-feira, 8, a Belém e já estão prontos para competir no domingo, 10, durante o 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, cujas provas começam a partir das 8h30, no Estágio Olímpico do Pará (Mangueirão), com entrada gratuita.

Os quenianos são Job Koech Kinyor e Sammy Kibet, dos 800 metros, e John Kipkoech Ken e David Kipritich Bett, dos 3.000 metros. A capital paraense começa a viver mais intensamente o clima do GP Brasil Caixa Pará a partir desta sexta-feira 8, quando mais atletas desembarcam na cidade. O jamaicano Asafa Powell, recordista mundial e grande estrela desta edição do GP, chega a Belém no sábado, dia 9.

O GP Brasil Caixa Pará de Atletismo começa nesta sexta-feira, 8 de agosto, quando será disputada a prova do Campeonato Sul-americano de Milha de Rua, que este ano será realizada - pela primeira vez - no Portal da Amazônia, no bairro da Cidade Velha.

A programação começa às 19 horas e terá cinco provas, incluindo uma para funcionários da Caixa Econômica, patrocinadora do GP, três voltadas apenas a atletas paraenses nas categorias feminina, juvenil masculina e masculino, e encerrando com a Milha Sul-americana para atletas com índices olímpicos.

Pista - Além de bons participantes nas provas de pista, como o jamaicano Asafa Powell, nos 100 metros (9.72); Michael Mathieu, das Bahamas (400 m), campeão olímpico do revezamento 4 x 400m em Londres; e os norte-americanos Johnny Ductch, nos 400 metros com barreiras, quarto no ranking mundial de 2013 (47.63); e de Barbara Pierre, nos 100 metros, quarta colocada no ranking da IAAF de 2013 (10.85), entre muitos outros, o Grande Prêmio de Atletismo-2014, terá muitos destaques também nas provas de campo. No total, cerca de 120 atletas de 25 países participarão da competição.

O arremesso de peso feminino é um exemplo. A prova, marcada para as 9h30, reunirá algumas das atrações da competição, como Cleópatra Borel (foto acima), sétima colocada no ranking da IAAF de 2014 (19,19 m), que tem 19,42 como recorde pessoal; além da chilena Natalia Duco, campeã do campeonato Ibero-Americano de São Paulo, e das brasileiras Geisa Arcanjo, finalista olímpica em Londres 2012; da campeã do Troféu Brasil 2013, Keely Medeiros, e da campeã mundial juvenil do lançamento do disco, Izabela Rodrigues, que também faz peso.

"Com certeza será uma prova forte e de alto nível técnico", comentou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes. "Esperamos mais uma expressiva participação do público para coroar ainda mais esta edição do GP Brasil", completou.

O Brasil será representado por atletas de nível internacional como os campeões íbero-americanos Jorge Vides (200 m), Ana Cláudia Lemos (100 m), Franciela Krasucki (200 m), Anderson Henriques (400 m) e Jucilene Sales de Lima (lançamento do dardo).

O 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e tem apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte (Seel) e da Federação Paraense de Atletismo (FPAt).

Serviço:

Os ingressos para o GP Brasil de Atletismo são gratuitos e podem ser retirados em um posto localizado entre o Mangueirão e o Detran (acesso pela Augusto Montenegro) e também no Mangueirão, no portão B1 (acesso pela Transmangueirão). Cada um dos ingressos dará direito ao sorteio de um carro zero quilômetro.

Dedé Mesquita - Ascom/ Seel