Atleta paraense é convocada para a seleção brasileira de remo

A atleta paraense de canoagem, Nayara Pena, de 20 anos, será a representante do Pará na Seleção Brasileira de Remo. Ela participou da seletiva a convite da Confederação Brasileira de Remo (CBR), que ocorreu nos dias 24,25 e 26 de janeiro, em São Paulo.

Atualmente, Nayara representa o Paysandu Sport Clube. A remadora começou no esporte aos 16 anos e, a partir daí, obteve várias conquistas, entre elas, um vice-campeonato Mundial de Regata Indoor, disputado em 2010, nos Estados Unidos, e dois títulos Sul-Americanos, representando a Seleção Brasileira, no Chile. Em 2012 foi campeã brasileira no Skiff Feminino Sênior, em São Paulo.

Já em 2013, a atleta fez um marco na sua carreira ao competir e vencer a primeira prova de regata feminina – Prova dos Oito, realizada na capital paraense, onde 27 mulheres representaram o esporte de remo. Além disso, conquistou o 1º lugar no Campeonato Paraense de Remo e na Copa Norte e Nordeste em Salvador, e a 2ª posição no Campeonato Brasileiro de Skiff Sub- 23.

Depois de mostrar excelentes resultados, a esportista explica que nada disso seria possível sem o apoio concedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que a ajudou com as passagens, estadias, alimentação, suplementação e materiais esportivos para participar das competições. “O apoio da Seel foi muito importante para que eu retornasse à Seleção Brasileira. Com certeza sem essa ajuda eu não teria conseguido, pois não haveria condições para me manter treinando”, afirma a atleta.

Nayara passou um mês treinando no Rio de Janeiro e reconhece a importância de se preparar fisicamente e mentalmente em outro Estado. “Treinar com todo o suporte necessário, em uma cidade como o Rio de janeiro, fez eu me sentir ao nível dos melhores atletas brasileiros, garantindo êxito total nas competições. Portanto, o meu objetivo e o da Seel foi conquistado”, conclui Nayara.

A atleta paraense esteve na segunda-feira, 3, em visita à secretária estadual adjunta de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, agradecendo pelo apoio que recebeu para participar da seletiva pela CBR.

Luana Valente - Ascom/Seel