Asafa Powell promete empenho no GP de Atletismo de Belém

O jamaicano Asafa Powell, grande atração do 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, que será disputado neste domingo 10, prefere não falar em marcas para a prova dos 100 metros, programada para as 9h40, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém. O ex-recordista mundial da especialidade, com 9.72 segundos, disse na entrevista coletiva que concedeu à imprensa na manhã deste sábado, 9, que está voltando de uma contusão, mas que espera retribuir o carinho dos torcedores com uma boa apresentação.

Quem esteva na coletiva também foi o eslovaco Petr Stastny, presidente do IAAF Diamond League, principal circuito do atletismo mundial. Ele veio a Belém para ver como a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza o evento e fazer avaliações para que uma das provas da Diamond League seja também realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

"Corri 10.15 em julho e espero fazer a melhor competição possível aqui em Belém. Esta é a minha primeira vez no Brasil, mas já me falaram que o público do estádio é caloroso e que incentiva os participantes. Por isso, estou animado", disse Asafa Powel, campeão olímpico do revezamento 4 X 100 m em Pequim 2008 e dono das medalhas de bronze nos Mundial de Osaka, em 2007, e em Berlim, em 2009.

No ano passado, Asafa correu os 100 m em 9.88, em Lausanne, na Suíça. Está confiante em baixar dos 10 segundos novamente. "As expectativas são sempre positivas. Espero sempre o melhor desempenho", comentou o velocista, que sonha com a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. "A Jamaica tem vários atletas muito fortes e conseguir uma vaga na equipe não é fácil. Vou ter de treinar muito até lá", completou o ex-recordista.

Quando foi informado que neste domingo se comemora o Dia dos Pais no Brasil, Asafa sorriu e disse que isso o torna feliz e emocionado, já que também é pai. “Sou pai de duas crianças... Que eu saiba”, disse, sorrindo muito. O atleta é pai de um menino de 11 anos e de uma menina, de um.

A pedido dos fotógrafos presentes à coletiva, Asafa posou para fotos na praça da República e em frente ao Theatro da Paz. Logo chamou a atenção de todos que passavam por lá, como de uma turma de colandos de uma faculdade da cidade, que pediram e fizeram muitas fotos com o velocista.

Competição - O GP Brasil Caixa Pará terá 16 provas, a partir das 8h30 de domingo. Serão oito masculinas e sete femininas, que terão transmissão ao vivo pela SporTV 1. No total, o evento prevê a participação de cerca de 120 atletas de 21 países.

Nos 100 m, além de Asafa Powell, a prova terá a participação dos norte-americanos Marvin Bracy, Maurice Mitchell e Dentarius Kocke, de Ramon Gittens, de Barbados, Antoine Adams, de São Cristóvão e Neves, e dos brasileiros Jefferson Lucindo e Jorge Henrique Vides. Marvin Bracy, de 20 anos, ganhou prata no Mundial Indoor de Sopot, na Polônia, em março passado.

Muitas outras atrações estão confirmadas no GP. Mauro Vinícius "Duda" da Silva, bicampeão mundial indoor do salto em distância, é uma delas. "Estou bem treinado e espero recuperar o ritmo de competição aqui em Belém", lembrou o paulista, que terá entre os adversários o jamaicano Damar Forbes, o cubano Alain Sotolongo Iraola e o brasileiro Higor Silva Alves.

Entre outras atrações brasileiras estão o gaúcho Anderson Henriques, finalista dos 400 m no Mundial de Moscou, em 2013, a cearense Ana Cláudia Lemos, recordista sul-americana dos 100 e dos 200 m e a paulista Izabela Rodrigues, campeã mundial de juvenis no lançamento do disco, inscrita no arremesso do peso. Nesta prova está inscrita Cleopatra Borel, de Trinidad e Tobago, 7ª no Ranking Mundial da IAAF, com 19,10 m.

Serviço: O Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo será realizado neste domingo, dia 10, a partir das 8h30, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). O evento é uma organização da Confederação Brasileira de Atletismo BAt, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e da Federação Paraense de Atletismo (FPAt). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do estádio. Cada ingresso dará direito ao sorteio de um carro zero quilômetro. Os portões serão abertos às 7 horas. (Com informações da assessoria de imprensa da CBAt)

Programa - Horário do evento

8h30 - Cerimônia de abertura

8h45 - Lançamento do dardo feminino

9 horas - Salto em distância masculino

9h05 - Salto com vara masculino

9h10 - 400 m c/barreiras masculino

9h25 - 100 m feminino

9h30 - Arremesso do peso feminino

09h40 - 100 m masculino

09h55 - 3.000 m masculino

10h05 - Lançamento do disco masculino

10h15 - 3.000 m c/obstáculos feminino

10h30 - Salto triplo feminino

10h35 - 800 m feminino

10h50 - 800 m masculino

11h05 - 400 m masculino

11h20 - 200 m feminino

11h35 - 200 m masculino

Dedé Mesquita - Ascom/ Seel