Alunos do Propaz e atletas dos Jogos Escolares da Juventude formam o número 1.000 no Mangueirão para foto comemorativa

Crianças do Propaz e adolescentes que competem nos Jogos Escolares da Juventude formaram o número 1.000 no gramado doEstádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, na manha desta sexta-feira, 8. A imagem circulará o mundo para mostrar que, a 1.000 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (data a ser celebrada neste sábado, dia 9), o Brasil inteiro e principalmente o Pará, já respira esporte Olímpico, com 4.000 jovens dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, disputando 13 disciplinas em Belém.

Mais de 500 crianças atendidas pelos Propaz participaram da foto. O pequeno Renildo Vasconcelos, de apenas 8 anos, era um deles. “Eu to no paraíso. Achei tudo muito legal”, disse ao lado da mãe, Telma de Moraes. Renildo participa das aulas de Capoeira no Polo Propaz da Sacramenta e esta foi a primeira vez que ele entrou no Mangueirão. “Ele está empolgado. A oportunidade de participarmos desta foto foi maravilhosa. Estou feliz em saber que vamos estar no mundo todo mostrando Belém e nosso estádio”, disse Telma.

Também participaram da foto a judoca Sarah Menezes, campeã dos Jogos Escolares em 2005 e 2007 e ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, e o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro, bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Eles são embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude. O ex-atleta Olímpico e campeão Pan-americano dos 800m e 1.500m, o paraense Agberto Guimarães, e que hoje ocupa a posição de diretor executivo de Esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, também participou da foto.

Natalina Miranda, de 54 anos, também faz parte do Polo Propaz da Sacramenta onde recebe aulas de dança de salão. “Achei maravilhoso. Estamos todos animados. Essa foto é um incentivo para nossas crianças e jovens participarem de atividades esportivas. Aqui eles estão perto dos atletas”, disse. Ela fez parte do grupo de mais de 130 idosos atendidos pelo Propaz que também participaram da foto. “Essa mistura do povo brasileiro com jovens de todo o país nos dá energia para chegar nas olimpíadas”, finalizou.

Após o registro, houve uma pausa para o almoço e as competições de atletismo continuaram no Mangueirão com mais de 560 jovens de todo o país. O encerramento das provas acontecem na tarde do próximo domingo, 8. “É impossível não se emocionar ao ver a motivação destas crianças e idosos que atendemos no Propaz também aqui no mangueirão em participar de um momento histórico como este não só para o nosso estádio, mas para todo o Pará que será visto por todo o mundo anunciando que faltam mil dias para o inicio das olimpíadas no Brasil”, disse o secretário de estado de esporte e lazer (Seel), Vitor Miranda.

Liandro Brito - Ascom/Seel