Abaetetuba vence etapa regional dos VIII Jogos Abertos do Pará

A etapa Baixo Tocantins dos VIII Jogos Abertos do Pará, que foi disputada no município de Barcarena, foi encerrada no último domingo (25), com a participação de cerca de 800 atletas dos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Bujaru, Cametá, Concórdia do Pará, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia e Tomé-Açu. A equipe vencedora foi de Abaetetuba, com 29 pontos, seguida por Barcarena com 17.

As competições desta fase começaram na quarta-feira (21). Esta é a penúltima etapa dos VIII Jogos Abertos do Pará, que, devido ao início da Copa do Mundo de Futebol, farão uma parada e serão retomados na região do Araguaia, que será disputada em Parauapebas, no sudeste do Estado, em julho deste ano. Até agora, cerca de 4,5 mil atletas participaram das competições, que englobam estudantes oriundos, na grande maioria, da rede pública de ensino do Estado.

As etapas regionais dos Jogos Abertos começaram no fim de abril deste ano, em Bragança e Paragominas, simultaneamente. Depois, as disputas foram em Santarém, Castanhal, Ponta de Pedras e Barcarena. Depois das competições em Parauapebas, todos os vencedores das etapas regionais vão se reunir em Castanhal, em agosto deste ano, quando será conhecido o grande campeão dos Jogos Abertos.

Em Barcarena, as disputas ocorreram em três ginásios de esportes da cidade: o basquetebol e futsal ficaram no ginásio Laurivalzinho; o handebol, na escola estadual Checrala Salim Khayat; e o voleibol, na escola estadual Palmira Gabriel. Abaetetuba levou a melhor, vencendo no futsal masculino, handebol masculino e feminino e voleibol masculino e feminino.

Os demais campeões gerais de cada etapa são: Paragominas, da etapa sudeste; Bragança, do Nordeste/ Caeté; Santarém, no Baixo Amazonas (oeste do Pará); Castanhal, na fase metropolitana; e Ponta de Pedras, no Marajó. Os Jogos Abertos do Pará são uma olimpíada estudantil que visa à valorização dos atletas, em sua grande maioria, das escolas da rede pública de ensino do Pará em busca de novos talentos do esporte amador.

Dedé Mesquita
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer