Abaetetuba recebe o projeto Pará Aquático neste sábado

O projeto Pará Aquático, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), será lançado no município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, neste sábado (31), às 10 horas. O local escolhido para o evento é uma das ilhas do rio Quianduba, que fica próxima à cidade.

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, confirmou o convênio com a Seel, e o município passa a integrar o projeto, que já está instalado em São Domingos do Capim, na região nordeste do Estado, e Portel e Ponta de Pedras, na ilha do Marajó. Em Abaetetuba, o projeto será coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Educação.

O Pará Aquático é executado pela Seel, em parceria com as prefeituras de cada município onde as atividades serão desenvolvidas, e a Federação Paraense de Canoagem. As ações do projeto preveem a doação à comunidade ribeirinha de kits formados por caiaques-escola com capacidade para uma pessoa, remos e coletes salva-vidas, funcionando como uma escolinha.

Os professores serão capacitados com prática e teoria pelos técnicos da Seel e da federação. Eles repassam as técnicas aos alunos, que serão os multiplicadores desses ensinamentos. A ideia é despertar talentos locais e descobrir futuros atletas da canoagem. Em março deste ano, a Seel doou 59 caiaques, seis barcos de grande velocidade e dez canoas olímpicas para a federação de canoagem, o que garantiu a expansão do projeto Pará Aquático a várias regiões do Pará onde predominam ambientes de rios, praias, lagos e igarapés, propícios às práticas aquáticas.

Dedé Mesquita
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer