15 anos do Surf na Pororoca

Equipes do Governo do Estado do Pará solicitadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), por meio do seu titular, Marcos Eiró, com apoio do deputado estadual Ítalo Mácola, reuniram, na quarta-feira (27), com a equipe do prefeito de São Domingos do Capim, Yoiti Nakata, para o planejamento e programação do 15ª Surf na Pororoca e do 13º Festival da Pororoca, que tem como novidades, para 2013, o Surf Noturno na Pororoca, praticado com pranchas iluminadas por LED exportadas da Espanha; Pororoca Fight com realização de lutas MMA; o lançamento do livro que conta a história dos 15 Anos do Surf na Pororoca e outras atrações.

Participaram representantes da Secretaria de Turismo do Pará (SETUR), PARATUR, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Secretaria Executiva de Transportes do Pará SETRAN, Fundação Cultural do Pará "TANCREDO NEVES", Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA), Fundação Carlos Gomes, representante do deputado estadual Ítalo Mácola, Prefeitura de São Domingos do Capim e Associação Brasileira de Surf na Pororoca (ABRASPO).

Os órgãos do Estado vão levantar planejamentos para estruturar o Município a fim de que tenha êxito evento, que seria no período de 25 a 28 de abril e foi antecipado para o período de 10 a 14 do mesmo mês, devida a coincidência entre os fenômenos da Lua Nova com a Pororoca, de acordo com a experiência de quem vive no local. A próxima reunião será para tratar da Segurança Pública e das ações do “Pro Paz” que tratará da área de saúde e cidadania, com emissões de documentos, esclarece Ana Júlia Chermont, diretora de eventos da SEEL.

“A Prefeitura de São Domingos do Capim com a parceria do Estado, se dedica a oferecer o melhor para atender à grande demanda de turistas que vão prestigiar o fenômeno; atletas e desafiantes do Surf na Pororoca, já que o local é o nicho principal desse esporte na Amazônia”, declarou Yoiti Nakata, prefeito do Município.

Para a grande competição são esperados mais de 100 praticantes do esporte de todo o Mundo e contará, também, com a modalidade “Free Surf” para os praticantes que não são profissionais. Além de toda a imprensa brasileira o evento terá cobertura internacional das televisões da China, Japão e norte-americana, afirmou Noélio Sobrinho, presidente da ABRASPO.

No intervalo da reunião, as equipes desfrutaram de um saboroso banquete, com direito a açaí com pirarucu, no restaurante do Tóio, à beira do Rio Capim, local da competição. Depois as atenções se voltaram para a organização do festival.

Marco Souza - Ascom/Seel