15º Festival e 16º Surf na pororoca reúnem surfistas de várias localidades em São Domingos do Capim

Foto: Eliseu Dias / Agência Pará

O município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, se preparou para receber surfistas de várias regiões do Brasil, que vieram apreciar o 15º Festival da Pororoca, com programação que será realizada no período de 4 a 6 de abril, e o 16º Surf na Pororoca, que teve início na manhã desta segunda-feira, 31, e se estenderá até o dia 2 de abril. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Em busca de manobras radicais, cerca de 30 surfistas se lançaram nas águas do rio Capim, para presenciar o fenômeno da pororoca, que é formado pelo encontro das águas do mar com as do rio. “O Surf na Pororoca é um evento tradicional na região e tem atraído surfistas de nível regional, nacional e internacional, que gostam de aventuras diferentes”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca, Noélio Sobrinho.

Gilvandro Souza diz que participa do evento esportivo há mais de 15 anos, mas em 2014 resolveu surfar diferente, praticando as manobras em cima do stand up. Ele aproveitou, ainda, para levar a sua cadela, que se mostrou bem entrosada com a prática esportiva. “A cada ano é uma experiência diferente e isso é um estímulo para radicalizar na pororoca, então aproveitei para trazer a minha mascote Madona”, comentou.

Já Fernando Soares, que é natural de Pernambuco, foi na companhia dos filhos Breno, de 8 anos, e Bruno, de 13. “É a primeira vez que venho participar de um fenômeno como este e já confirmo presença nos próximos anos”. Em 2014, o evento também contou com a presença de equipes de outros países, como França e Suécia.

Aqueles que não participaram do Surf na Pororoca, mas foram a São Domingos do Capim prestigiar o evento, puderam apreciar o fenômeno da natureza em um ponto estratégico, o Mirante do Barriga, às margens do rio Capim, considerado o melhor lugar para observar a onda, além de acompanhar de perto o desempenho dos surfistas.

Um dos momentos mais esperados do campeonato é o Surf Noturno, que será realizado nesta terça-feira, 1º, às 20h, no Mirante do Barriga. A data foi escolhida devido ao surgimento da lua nova, propícia para gerar as ondas fortes e longas. Antes de adentrarem nas águas, os atletas irão pedir permissão, através de um ritual denominado “Auera-Aura”. Os surfistas irão usar luzes de LED, que serão instaladas em suas pranchas, stand-up paddle e longboards, reproduzindo efeitos que mudam de cor durante o trajeto, que durará cerca de 12 minutos, contabilizando 576 ondas do mar emendadas.

A abertura do evento esportivo contou com a participação da primeira dama do município, Valdinéia Nakata; do secretário de Esporte e Cultura, Márcio Lopes, entre outras autoridades locais. O festival terá, ainda, participação das bandas Saia Rodada, Caretas de Som e outras atrações locais. Já o evento esportivo vai contar com o torneio de futebol masculino e feminino e campeonato de canoagem.

Além do apoio da Seel, a festividade e o surf na pororoca, contam com a parceria da prefeitura local, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e agentes do Detran.

Luana Valente - Ascom / Seel

Data: 01/04/2014